3/21/2011

Crossdocking

As empresas enfrentam hoje um desafio que contrapõem a outro, de um lado o volume de vendas tem aumentado significativamente do outro os ciclos de produção e entregas desses produtos estão mais curtos, o encurtamento dos canais de vendas não é mais uma vantagem competitiva é uma necessidade para continuar competitiva num mercado de concorrência feroz.
Diante deste novo e surpreendente cenário dentre várias técnicas que surgiram uma delas será destacada neste texto. Crossdocking termo utilizado para explicar a necessidade de aplicação em operações logísticas em docas de recebimento, muito aplicada por empresas de vários segmentos por se traduzir em inúmeras vantagens para a redução de custos e agilidade nas operações de distribuição física de materiais.
O Crossdocking é uma técnica aplicada na distribuição de mercadorias, tendo como ponto de partida a transposição de cargas de um veículo pesado para veículos leves de cargas. Essa operação é realizada em docas e temos em mente a perfeita sincronização entre recebimento e expedição para que seja viabilizado o processo.
Na prática veículos pesados carregados de mercadorias vindos de fornecedores e ao chegar às docas de recebimento essa mercadoria é descarregada, separada, etiquetada e destinada a veículos leves para a entrega nos destinos previamente conhecidos, esse cruzamento é feito sem que haja o prévio estoque dessas mercadorias.


Uma operação dinâmica que objetiva agilizar a operação e atender de maneira eficiente as necessidades dos clientes. Com o advento da informática e o uso da internet em massa, canais de vendas possibilitaram aos clientes uma maior aproximação com as empresas, portanto os pedidos de entrega agora contam com prazos mais curtos e para atender esses clientes e satisfazê-los surge o Crossdocking uma técnica de gestão que propõem superar as deficiências e proporcionar as empresas ganhos tanto de mercado como financeiro.
Além da entrega ela pode ser aplicada em mercadorias cuja necessidade de agilidade seja evidente, itens perecíveis com prazos de validades curtos dispensam a estocagem e logo são expostos nos pontos de vendas, como em supermercados por exemplo.
Essa técnica apresenta algumas vantagens, a principal delas é a redução dos custos, toda a dinâmica permite que se ganhe com essa operação, mesmo que seja complexo o suficiente alguns modelos se bem coordenados possibilitam além da redução de custos aumentarem o nível de satisfação dos clientes. Há também outras vantagens e as principais são:

  • Redução do tempo: agilidade nas operações é o primeiro ganho significativo, o tempo de resposta é uma grande vantagem competitiva.
  • Redução da área física: com estoque reduzido o espaço para seu armazenamento será menor e despesas com manutenção e outras serão fatalmente reduzidos de forma considerável.
  • Maior disponibilidade de produtos: com o constante abastecimento problemas com a falta de mercadorias são reduzidos.
  • Redução do estoque na cadeia de abastecimento: essa dinâmica permite que o fluxo seja intenso de modo que toda a cadeia tenha seu estoque em trânsito reduzido de forma considerável.
  • Redução da complexidade das entregas ao cliente: com a entrega única reunindo diversas entregas a vários clientes em um só veiculo.
  • Conhecimento das operações: a troca de informações constantes entre os parceiros permite conhecer todas as etapas operacionais, saber o que e quando será recebida determinada carga.
Há que considerar que a perfeita sincronia tem um custo para a sua aplicação sendo considerado até como desvantagem dependendo de como é conduzido o processo de implantação. O investimento financeiro deve ser considerado, tecnologias e profissionais qualificados são necessários para a gestão eficiente das técnicas operacionais, mas o que mais deve ser levado em consideração é o esforço por parte dos que participaram da cadeia de abastecimento alinhar os objetivos e traçar caminhos que o leve em conjunto para ao sucesso.
O fluxo de materiais e de informações é o elemento mais sensível no relacionamento, os demais fluxos são cíclicos e voláteis podendo ser ajustados e reajustados isso deve ficar bem claro a todos os parceiros.
A implementação do Crossdocking não é fácil, no entanto deve apresentar alguns pré requisitos que reunidos podem representar o sucesso desta técnica.

  • Parceria: Todos os membros devem juntar esforços e para isso alguns ajustes devem ser feitos para dar suporte ás operações. 
  • Confiança na qualidade: Não deve ser inspecionado, cada um esta ciente das sua responsabilidades.
  • Comunicação clara e eficiente: Compartilhar toda informação entre os parceiros, item importante para conhecimento de vários indicadores tais como: vendas, previsão de entrega, desvios e muito mais, essas informações potencializam o planejamento estratégico individual e coletivo.  
  • Gestão da mão de Obra: Por ser uma operação dinâmica, os profissionais devem ser assistidos de perto além da coordenação e acompanhamento da manutenção da frota. 
  • Gestão estratégica: Além de tudo quanto exige o Crossdocking, a preocupação com a gestão dom trabalho deve permear a administração e caso ocorra algum desvio saber agir rapidamente para o retorno a normalidade.
Esse método na prática é bem simples, administrar é que pode ser bem complicado se os agentes parceiros não estiverem alinhados com a estratégia global. Sua aplicação é uma necessidade atual, o modelo proposto é muito eficiente e se caracteriza como essencial para sustentar as operações logísticas de distribuição.
Sua aplicação pode ser feita em qualquer empresa que tenha a necessidade de agilizar as operações, ainda que não seja complexa como os exemplos apresentados neste texto, basta que o gestor conheça sua aplicabilidade e necessite otimizar as operações.      
Texto de autoria: 
Francisco Marcio Ferreira de Oliveira 
Formado em Logística pela Universidade Nove de Julho-2010

8 comentários:

  1. Boa tarde!

    Tens como indicar um ou mais livros que falam sobre Crossdocking.

    Obrigado,
    Joel.

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    1. Olá boa tarde caro amigo....
      Antes de mais nada estou grato pela visita a este espaço e pela participação, quanto a indicação de pronto indico "Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos" Sunill Chopra e Peter Meindl e "Gerenciamento da Cadeia de Distribuição" Novaes, estes são livros técnicos que abordam esse e outros tópicos com muita propriedade, espero ter ajudado a principio. Sucesso amigo!

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  2. Olá queria muito encontrar algo sobre CrossDocking de uma empresa ..
    digo assim : empresa tal tal usa o CrossDocking de tal forma ..
    explicando a ação do CrossDocking dentro da empresa.

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  3. Bem....de imediato não tenho um nome para citar como fonte segura, mas pense num operador Logístico que recebe caminhões fechados e sem armazenamento compartilha tal carga em lotes menores e consequentemente em veículos menores para entrega mista, levando em consideração a restrição que grandes veículos tem de entrar na Zona Máxima de restrição aqui em São Paulo, ou então, como as empresas hoje trabalham com estoques reduzidos, buscando atender suas necessidades periodicamente, então terá claro o conceito de Crossdocking nas organizações, também é comum encontrar a expressão entrada direta, isso ocorre muito em Hipermercados, onde produtos do tipo Panco cujo vencimento é curto a entrada é nestes moldes, sendo comum encontrar representantes dessas marcas organizarem os produtos nas Gôndolas, estes produtos e seus vencimentos não podem ficar armazenados dado a perecividade.Espero ter contribuído um pouco mais. Sucesso amigo!!!!!!

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  4. Eu queria saber como o cross docking pode ajudar uma empresa na área e nos procedimentos de recebimento e expedição!
    Isso é urgente! Por favor me ajudaa!!
    Obg.

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  5. Olá caro amigo....
    Se bem entendi a sua pergunta creio que teria que compreender qual efetivamente é a característica operacional da organização na qual atua. Mesmo assim respondo; Crossdocking significa a grosso modo evitar o armazenamento de mercadorias de modo que o "simples" fato de acondicionar tais mercadorias ainda que por pouco tempo em "prateleiras" já se caracteriza armazenamento; tal técnica constitui entre outros pontos "Agilizar as operações com reduções de tempo e trabalho; Redução do espaço físico para Armazenamento o que gera economia; Agilidade no tocante aos trabalhos de contagem do estoque os conhecidos inventários; Redução de custos com equipes operacionais; etc...". Tudo isso esta relacionado a redução de custos sendo os ganhos significativos e vantajosos; outro ponto a observar são os ganhos em termos de produtividade da equipe de uma forma geral; ganhos em competitividade pela resposta rápida com operações ágeis; sincronismo nas operações e menos avarias e índices de maturação no caso dos perecíveis; enfim vários são os ganhos a observar.
    Aplicando esta técnica e/ou filosofia de trabalho, torna-se o recebimento e expedição mais dinâmico e sincronizado, sendo possível administrar as entradas e saídas de modo a atender as necessidades da organização; Logística hoje se traduz em "manipular" grandes quantidades na medida em que haja necessidade "Diariamente" e não mais estocar uma quantidade por um determinado período utilizando assim o estoque como fundamental para o êxito operacional/Administrativo.
    Caro amigo espero ter contribuído de alguma forma para o sucesso buscado...

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  6. Francisco, boa tarde!

    Não há problema fiscal quando se tratar de itinerário controverso numa eventual intercepção fiscal? Exemplo: mercadoria sai do fornecedor de SC e vai fazer Cross Docking em SP para posterior entrega na região do extremo sul (RS). Neste caso o CTRC e NF serão emitidos em nome do destinatário final (RS), porém inicialmente seguirá transito até SP. Assim, o fisco paulista não poderá questionar a empresa pelo trajeto praticado e o constante na nota fiscal?

    Grato!

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