3/25/2011

Liderança e seus diferentes estilos

Liderança é um termo bastante utilizado em diversos segmentos da sociedade e está relacionado a direção ou caminho a ser seguido. Pode também representar o resultado de um caminho ou trabalho realizado com excelência, mas é bom lembrar que este trabalho só é realizado pela somatória de esforços individuais, portanto não há liderança se não houver a participação de pessoas.


Sua utilização é de extrema importância no mundo corporativo e por corporações quero dizer “grupo de pessoas submetidas às mesmas regras ou estatutos”. Destaca-se o termo liderança como fórmula de sucesso, seja individual ou coletivo, Mas como ela é desenvolvida tendo como principal ativo as pessoas com suas crenças e valores? Como levar essas pessoas a lutarem pela sua realização? E qual o diferencial entre a mera participação e a ação efetiva dessas pessoas?
Essas perguntas são constantemente levantadas por organizações que fazem de seu negócio um meio pelo qual as pessoas colaboram para a realização de projetos pessoais e coletivos, tendo como objetivo a troca de esforços, de um lado as pessoas necessitam dos postos de trabalho e do outro as organizações precisam das pessoas para manter o negócio e potencializar o crescimento organizacional.
Para entender melhor o que significa liderança é preciso antes de tudo saber que sem pessoas é impossível conquistar uma posição de liderança seja em que segmento for e como lidam com diversos tipos de comportamentos é preciso que todos lutem pelos mesmos objetivos, mas a questão é. O que fazer para que elas se envolvam numa causa?
As pessoas não trabalham meramente por trabalhar, elas são movidas por realizações pessoais, reconhecimento, desenvolvimento profissional e coletivo. Quando percebem que fazem parte de um ambiente organizacional que os valorizam se sentem mais dispostos a colaborarem para o crescimento desta, por isso a figura do líder, aquele que conduz essas pessoas é importante, porém essas pessoas devem sentir que fazem parte de uma equipe e não de um grupo isolado.
Dentro das corporações grupos são formados por laços de afinidade profissional ou pessoal, a organização deve entender que esses grupos de colaboradores manifestam ou gostariam de manifestar sua opiniões relativas ao ambiente de trabalho e nada amputa mais o espírito participativo do que o descaso para com eles, como resposta se comportam com desdém influenciando outros subgrupos na organização.
Os cuidados para que isso não ocorra versa em destacar os que se comportam com atitudes que são aprovadas por esses grupos, esse individuo promove a aproximação entre os grupos levando até eles as razões que “justifiquem” os esforços para o emprego do trabalho conjunto. Tais indivíduos devem acima de tudo ter um comportamento que se adapte as necessidades da empresa e promova essa à junção dos esforços coletivos.
Há algumas características comportamentais que esse pretenso líder deve ter:
  • Empatia: “Capacidade que o líder tem em se colocar no lugar dos outros” 
  • Objetividade: “Atitude para encarar as causas dos efeitos sem se influenciar por emoções pessoais”
  • Auto-Análise: “Ter conhecimento de si mesmo para superar as próprias limitações”
Ainda que possua tais características é preciso conhecer o ambiente organizacional, pois depende muito de como a organização enxerga os colaboradores, isso faz parte da cultura interna ou até mesmo do mercado atuante.
Para isso existem alguns tipos de liderança que podem se adaptar melhor as características de cada organização e as principais são: 
Liderança Autocrática
É dada ênfase total no líder, é o único a fixar diretrizes sem qualquer participação da equipe. Ele quem determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez na medida em que se tornam necessárias, de modo imprevisível para a equipe definindo qual a tarefa cada um deve executar e qual o companheiro de trabalho, geralmente esse líder é dominador e é pessoal nos elogios e nas críticas do trabalho de cada membro.
Esse tipo de liderança pode ser afetado pelo ambiente e poderá ser alterada ou ampliada com o cultivo de algumas atitudes que poderão influenciar o comportamento das pessoas.
Liderança Liberal
É dado ênfase no subordinado, há liberdade completa para as decisões em equipe ou individuais e com participação mínima do líder. Geralmente a participação do líder nos debates é limitada, apresentando apenas o material necessário para a equipe e se prestando a fornecer informações desde que a necessitem. Tanto nas divisões das tarefas como a escolha dos companheiros neste modelo fica totalmente a cargo da equipe.
Liderança Democrática
Ênfase no líder e nos subordinados, as diretrizes são debatidas pela equipe estimulada e assistida pelo líder. A própria equipe esboça as providências e as técnicas para atingir os objetivos, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário passando a exigir duas ou mais alternativas para a equipe escolher, essas tarefas ganham nova perspectiva com os debates.
Neste modelo o líder procura ser um membro normal da equipe, em espírito, sem encarregar-se das tarefas. Ele é objetivo e limita-se aos fatos em suas criticas e elogios.
Liderança Situacional
Este modelo de liderança é adaptável, o líder se comporta conforme é influenciado, principalmente por sua formação, conhecimento, valores e experiência. Uma pessoa que valoriza a iniciativa e a liberdade tende a dar prioridade aos comportamentos democráticos.
Os colaboradores de tempos em tempos são convidados a participarem das decisões manifestando opiniões a respeito do que é pautado em reunião, a análise dos dados é feita para tomar a melhor decisão.
O clima organizacional, a equipe de trabalho, a natureza da tarefa e a pressão do tempo caracterizam a situação na qual os estilos funcionam com maior ou menor eficiência.
Vale destacar que na liderança situacional às vezes ela se mescla, de um lado a liderança democrática prevalece e em outros a autocrática é que se destaca, como ela depende da situação momentânea há necessidade de maior flexibilidade nesse modelo, lida com elementos que exijam maior dedicação dos colaboradores de um lado e do outro permite uma participação maior desse.
Liderança Emergente
Esse modelo tem características mais voltadas para a personalidade individual, é aquela pessoa que assume o comando por reunir habilidades e qualidades para conduzir a equipe aos objetivos diretamente relacionados a situações especificas independem do ambiente organizacional, é o que chamam de atitude ativa ou reativa.
Esses tipos existentes são os mais conhecidos e aplicados em ambientes formais, porém deve se levar em consideração que existem diferentes tipos de organizações onde modelos de liderança podem não corresponder às expectativas. Há dois principais tipos de empresas denominadas de Orgânicas e Mecânicas.
Empresas mecânicas
São empresas fechadas com hierarquia rígida que dificilmente se adaptam ao ambiente externo, se contentam com o que tem, não é flexível, é conservadora.
Empresas orgânicas
Se adaptam mais facilmente as necessidades tanto internas como externas, e mantém um relacionamento mais aberto com as partes, portanto trabalham com sistemas abertos, são flexíveis, adaptativa, mutáveis e inovadoras.
Há ainda outros conceitos adotados por empresas em crescimento, porém ainda não bem definidos, mas que hoje se caracterizam pela perfeita adaptação e inovação, como empresas de tecnologia que se vêem desafiadas o todo momento a serem criativas. Há também o conceito de time que pode ser entendido por equipes multifuncionais e flexíveis onde não há a figura de um líder em destaque, todos são ao mesmo tempo líderes e colaboradores.
O mais importante é entender que seja qual for o modelo a ser aplicado, o trabalho é realizado por pessoas e essas devem estar motivadas. Motivação é uma força, algo que leva a alguma coisa, e são dependentes exclusivamente da própria pessoa, mas podem ser estimuladas com impulsos que proporcionam que um conjunto de fatores os leva a agir.
Os diferentes tipos existentes podem ser encontrados em todos os ambientes possíveis, desde grandes corporações, até pequenos grupos informais. Uma organização multinacional pode se preocupar com esta questão e um grupo de amigos organizando um churrasco de fim semana também, o que os diferenciam é que estão em ambientes diferentes, porém motivação é o fator principal, pois ambos acreditam que estão fazendo um bem coletivo e sua participação individual colabora para o sucesso seja de uma organização formal ou um grupo de amigos.
Texto de autoria:
Francisco Marcio Ferreira de Oliveira
Formado em Logística pela Universidade Nove de Julho-2010

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