3/22/2011

Balanced Scorecard (BSC)

A gestão de uma organização é composta de vários departamentos e áreas que dão suporte a toda estrutura. Há modelos e técnicas que são aplicadas em vários setores e que visam aperfeiçoarem as operações, cada uma com certas peculiaridades e necessidades diferentes das demais, portanto tudo o que for aplicado tendo como objetivo melhorar o desempenho devem ser acompanhado pelos gestores responsáveis.
Existem modelos não adaptáveis a todas as áreas, mas que podem ser utilizados em seus conceitos, se bem adaptados podem trazer resultados satisfatórios. Nessa busca por encontrar um modelo cuja aplicabilidade se encaixe perfeitamente a toda organização eis que surge por volta de 1992 uma ferramenta de aplicação a toda estrutura denominada Balanced Scorecard. Uma ferramenta de gestão baseada em controlar toda a organização por meio de indicadores de desempenho envolvendo as principais áreas e conseqüentemente possibilitando que toda organização se beneficie com esta técnica de gestão integrada.


Balanced Scorecard (BSC) trata-se de uma filosofia estratégica e muito utilizada como metodologia de medição e gestão de desempenho aplicado a toda organização. Seus idealizadores foram Robert Kaplan e David Norton dois professores da Harvard Business School.
Sua metodologia aplica-se a gestão do negócio em todas as áreas que a compõem auxiliada pela tecnologia da informação área denominada TI, softwares como o ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial) dão suporte realimentando toda a organização com informações e indicadores de desempenho. A essa metodologia compete à gerência e garantia dos resultados incluindo a gestão dos serviços, e gestão da qualidade.
No inicio foi aplicada como um modelo de avaliação de desempenho setorial e posteriormente se estendendo para a gestão estratégica da organização. A definição desses indicadores versa sobre os processos da administração de serviços como base para alcançar resultados satisfatórios, portanto a busca pela maximização dos resultados se baseia em quatro perspectivas que refletem a visão e estratégica da organização: “Financeira; Clientes; Processos internos; Aprendizado e Crescimento”.
Sua metodologia é uma aplicação lógica de um sistema de gestão. O gestor baseado em uma visão sistêmica da organização define e implementa as variáveis de controle e interpretações para que a sua aplicabilidade possa se transformar em retorno positivo e de crescimento em todas as áreas.
O objetivo do BSC pode ser traduzido como “Cenário Balanceado” como destaca Campos (1998) ou ainda como “Balanceador de Desempenho”, sua finalidade esta em medições que possam colocar a organização na rota do crescimento não só econômico-financeiro, mas também de ativos intangíveis como o desempenho de mercado, processos internos e de pessoas, inovação e tecnologia, essa somatória de competências permite alcançar o desempenho desejado perante a sociedade criando valor futuro.
A busca é encontrar equilíbrio entre os objetivos de curto e médio prazo, já que questões de ordem financeiras e não financeiras tem o mesmo peso para considerar sua gestão, assim como tendências e ocorrências e ambiente interno e externo. Essa busca é a junção de um crescimento sustentável a considerar o futuro promissor e tendo como vantagem o amadurecimento de toda a organização.
Desse modo uma visão balanceada e integrada permite um planejamento estratégico claro integrando as principais áreas de gestão da organização: financeira, clientes e mercado, processos internos e melhoria contínua e aprendizado e crescimento, as quatro áreas estão interligadas entre si e formam uma relação mútua de causa e efeito.
Essa metodologia é utilizada por diversas organizações públicas, privadas e ONGs, sendo indicada pela revista Harvard Business Review como uma das práticas mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos.
É bom salientar que essa metodologia é aplicada a toda a organização e não está restrita somente a obtenção de lucros, ela requer investimento em tecnologia, formação profissional e participação dos mesmos na gestão indireta da organização. Geralmente este modelo é encontrado em empresas tidas como líderes de mercado onde se destacam em anuários que avaliam as melhores empresas para se trabalhar.
É possível aplicar essa metodologia a setores isolados da empresa e melhorar as práticas operacionais, porém como a todo o momento há mudanças a rigidez deste modelo neste caso não permite uma reorganização e quando há pode não se adaptar as necessidades de outras áreas.
Portanto ela é mais que uma técnica de gestão estratégica, ela é uma filosofia de gestão integrada.
Texto de autoria:
Francisco Marcio Ferreira de Oliveira 
Formado em Logística pela Universidade Nove de Julho-2010

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