8/27/2011

Como pensar de forma integrada?

No comércio varejista “aquele da ponta que lida diretamente com os clientes finais” vários processos dão vida ao fomento econômico de uma organização e diversas atividades suportam que tais processos sejam mensurados tendo como indicadores positivos índices de vendas e satisfação dos clientes.
Já parou para pensar o quanto atividades de bastidores que muitas vezes não são observados pelos consumidores podem fazer toda a diferença na hora de mensurar esses resultados? O quanto é importante que sejam alinhadas com setores de vendas e produção?  No qual são os mais importantes em termos de garantia absoluta de atendimento rápido e preciso.
Porém a que se destacar que:
Para atingir resultados positivos entram em cena departamentos competentes preocupados com a perfeita aquisição das matérias primas para a transformação, levando em consideração os custos e demais preocupações existentes na gestão de um todo, e para tais setores como o de compras, por exemplo, ainda que não tenha sua importância associada na hora de indicarem qualidade pelo cliente, representam sim importância vital para o indicador, ainda que não sozinho.
Pensando no ciclo entre aquisição de matéria prima, recebimento, estoque, e conseqüente transformação da matéria prima em produto acabado e consumido, quanta atividade envolvida, e quantos agentes profissionais doando o seu melhor para que se complete o ciclo, ainda mais sabendo da continuidade dia após dia.
Um processo cíclico e de grande importância que destaco neste contexto refere-se ao recebimento de mercadorias, e em qualquer atividade comercial lá esta a figura do recebedor conferente, que dotado de competências tais, faz com que aquilo que previamente é conhecido seja conferido e ajustado com o setor de compras.        
Trabalho de bastidores!
As atividades de recebimento de mercadorias geralmente não são vista pelos que fazem uso de um ambiente de consumo seja em que ramo de negócio a organização atue, portanto essas atividades complementam o que compreendemos ser Logística e por si só não pode ser atribuído todo e qualquer indicador de sucesso, uma vez que não há sucesso se somente um ou outro setor atua visando destaque, sucesso é o resultado de um conjunto de fatores e/ou departamentos que visam o mesmo objetivo.
Imaginemos hipoteticamente o segmento de restaurantes, produto alimentício e de necessidade básica, caso o cliente opte por adentrar no ambiente em uma situação esporádica e momentânea, porém este visando satisfazer uma necessidade vital se depara com um acolhimento antes não visto, onde tudo parece ser feito de uma forma diferente dos demais já vistos. Quais seriam as conseqüências deste acontecido? Encantamento? Talvez! O fato é que tudo antes foi feito para que estas sensações fossem percebidas pelo cliente, e é aí reside minha argumentação.
Antes de conhecer os resultados há de se estruturar toda a cadeia produtiva dotando-a de competências para suprir os objetivos a serem atingidos, portanto lá na ponta estará alguém tido como cliente que não saberá como as coisas são feitas, simplesmente ele percebe que é bem feito.
Agora volto ao ponto que fiz referência: O recebedor então pode e deve receber toda e qualquer mercadoria a ser entregue? Claro que não! Existem características sensoriais a serem observadas no recebimento no tocante aos alimentos, perfeito acondicionamento dos produtos perecíveis respeitando a peculiaridade de cada alimento, atentar para a fabricação e validade exercendo controle rígido evitando a maturação e a conseqüente perda. Ademais o preparo também deverá tomar certos cuidados para então se completar o ciclo desde a compra do produto até a entrega final ao cliente.
Deixando de lado o exemplo dado, é observado em todas as organizações que determinados departamentos são mais valorizados enquanto outros menosprezados e não digo isto no tocante à remuneração e sim nas contratações dos colaboradores e nomeações de “lideres” o que impacta negativamente na percepção dos clientes.  
Logística é isso! A integração de departamentos diversos objetivando atingir sucesso, alinhando as responsabilidades e tratando da importância que cada um exerce na cadeia produtiva, seria absurdo pensar que este ou aquele departamento é o mais importante, este ou aquele é o mais profissional, dessa forma em nada contribui para o sucesso organizacional.
Portanto a Logística propõem a gestão integrada dos processos, desde o setor de compras “administrativo”, passando pela transformação “atividades operacionais” e entrega do produto ou serviço ao cliente final “vendas”.          
Exercer a gestão integrada é pensar sistemicamente, olhar a organização como um todo e atribuir importância igualitária entre os membros de sua equipe, pensar e agir assim é ser Logístico!
Texto de autoria:
Francisco Marcio Ferreira de Oliveira
Tecnólogo em Logística-Universidade Nove de Julho-2011 

Um comentário:

  1. Perfeita avaliação amigo! Um bom controle de qualidade é essencial para fidelizar o cliente, você apontou bem o lado bastidores e soube reconhecer o valor de cada colaborador dentro da empresa. Parabéns! Seu texto abordou a empresa em um todo fixando a idéia de trabalho em equipe e a sua importância para a empresa e para os colaboradores que se sentem recompensados. Parabéns lhe desejo muito sucesso.

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