6/07/2011

Os benefícios dos treinamentos corporativos

Com a alta competitividade que se observa entre as empresas do mundo inteiro, qualquer fator que possa influenciar no poder de decisão dos clientes é extremamente importante.
E, quem será que pode contribuir efetivamente para esse momento de decisão do cliente?
Resposta fácil: Os seus funcionários.
São eles que estão "face by face" com o cliente. Depende deles a imagem que o cliente terá da sua empresa e da satisfação, ou não, com o atendimento prestado por ela. Portanto, não há nada mais inteligente do que manter a sua equipe treinada e motivada para atender o seu público de forma a superar as expectativas dele e, dessa forma, encantá-lo.
Uma equipe treinada corretamente é responsável por muitos "negócios fechados" para a sua organização, pois além dos benefícios a que os treinamentos se propõem, eles causam um grau de satisfação nos colaboradores que é imensurável.
Quando uma empresa proporciona ao seu funcionário um treinamento ela mostra que, além de estar "antenada" com o mercado, aquele colaborador, de alguma forma, é importante para ela. E está dando a ele a oportunidade de crescer profissionalmente. Esta simples ação, faz com que este funcionário sinta-se bastante motivado e valorizado como profissional, aumentando as chances do seu atendimento ser excepcional e o seu empenho e produtividade aumentarem significativamente.
Os benefícios não param por aí. Esses treinamentos também entram na balança quando um colaborador da sua empresa é seduzido por uma proposta do concorrente. Além de avaliar salário, cargo e horários, os funcionários avaliam as oportunidades de crescimento profissional que terão neste novo emprego, avaliam o clima organizacional em que irá trabalhar.
Outro fator importante a ser observado é que o cliente muda, as necessidades mudam, o mercado muda e, portanto, nossas atitudes também tem que mudar. De nada adiantar proporcionarmos um treinamento para a nossa equipe e achar que isso vale até o fim do contrato de trabalho. É necessário reciclar esses funcionários periodicamente para que acompanhem as mudanças do mercado.
Um dos maiores desafios do século XXI é reter talentos. E você, gosta de desafios?
Texto cedido por: Bruno Castro
Empresário. Sócio e diretor comercial da Investplan Soluções em Crédito, que atua no setor de crédito imobiliário, consignado e consórcios.
É graduando em Administração de Empresas na Faculdade da Cidade do Salvador, com extensão em "Gestão de Pessoas" e "Gestão Estratégica & Negociação" pela Faculdade Estácio/FIB.
Realiza consultoria, ministra palestras e treinamentos em parceria com os Administradores Rayme Soares e Dilson Modesto para empresas privadas e diversas IES.

3 comentários:

  1. Esse texto fiz questão de postar em meu blog por associar as idéias do meu amigo Bruno Castro as minhas. Na verdade os colaboradores são deixados de lado e as consequências não poderiam ser outras, esse descaso para com os colaboradores são os principais motivos de desentendimentos nas organizações, ainda falta muito mas com informações desta natureza é possível transformar as relações entre empresa colaborador ou então os colaboradores podem conhecer e identificar quando uma empresa não esta nem aí para ele.

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  2. É. De fato não adianta investir na produção, na embalagem, na mídia ou na qualidade do produto como um todo se não houver a procupação com quem vai lidar com esse produto. Muitas vezes o processo todo acontece satisfatoriamente, e no momento da entrega do produto o pior acontece: entregador chega mal humorado, deixa algo fora do lugar na casa do cliente, chega sujo e amarrotado e por aí vai... Muito bom o tema apresentado.

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  3. bruna.olive@globo.com12 de junho de 2011 11:45

    Gostei muito deste texto!
    Concordo com a visão do autor não adianta nada todo trabalho acerca de como estruturar um processo de atendimento ao público se nas hora de finalizar o tratamento dado ao mesmo é dos piores, colaboradores sem incentivos, treinamentos e demais ações que os aproximam da empresa podem colocar a perder todo e qualquer esforço de conquistar e manter os clientes fiéis e satisfeito. Abram os olhos os colaboradores também são parte importante no negócio.

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