6/07/2011

Os benefícios dos treinamentos corporativos

Com a alta competitividade que se observa entre as empresas do mundo inteiro, qualquer fator que possa influenciar no poder de decisão dos clientes é extremamente importante.
E, quem será que pode contribuir efetivamente para esse momento de decisão do cliente?
Resposta fácil: Os seus funcionários.
São eles que estão "face by face" com o cliente. Depende deles a imagem que o cliente terá da sua empresa e da satisfação, ou não, com o atendimento prestado por ela. Portanto, não há nada mais inteligente do que manter a sua equipe treinada e motivada para atender o seu público de forma a superar as expectativas dele e, dessa forma, encantá-lo.
Uma equipe treinada corretamente é responsável por muitos "negócios fechados" para a sua organização, pois além dos benefícios a que os treinamentos se propõem, eles causam um grau de satisfação nos colaboradores que é imensurável.
Quando uma empresa proporciona ao seu funcionário um treinamento ela mostra que, além de estar "antenada" com o mercado, aquele colaborador, de alguma forma, é importante para ela. E está dando a ele a oportunidade de crescer profissionalmente. Esta simples ação, faz com que este funcionário sinta-se bastante motivado e valorizado como profissional, aumentando as chances do seu atendimento ser excepcional e o seu empenho e produtividade aumentarem significativamente.
Os benefícios não param por aí. Esses treinamentos também entram na balança quando um colaborador da sua empresa é seduzido por uma proposta do concorrente. Além de avaliar salário, cargo e horários, os funcionários avaliam as oportunidades de crescimento profissional que terão neste novo emprego, avaliam o clima organizacional em que irá trabalhar.
Outro fator importante a ser observado é que o cliente muda, as necessidades mudam, o mercado muda e, portanto, nossas atitudes também tem que mudar. De nada adiantar proporcionarmos um treinamento para a nossa equipe e achar que isso vale até o fim do contrato de trabalho. É necessário reciclar esses funcionários periodicamente para que acompanhem as mudanças do mercado.
Um dos maiores desafios do século XXI é reter talentos. E você, gosta de desafios?
Texto cedido por: Bruno Castro
Empresário. Sócio e diretor comercial da Investplan Soluções em Crédito, que atua no setor de crédito imobiliário, consignado e consórcios.
É graduando em Administração de Empresas na Faculdade da Cidade do Salvador, com extensão em "Gestão de Pessoas" e "Gestão Estratégica & Negociação" pela Faculdade Estácio/FIB.
Realiza consultoria, ministra palestras e treinamentos em parceria com os Administradores Rayme Soares e Dilson Modesto para empresas privadas e diversas IES.

3 comentários:

  1. Esse texto fiz questão de postar em meu blog por associar as idéias do meu amigo Bruno Castro as minhas. Na verdade os colaboradores são deixados de lado e as consequências não poderiam ser outras, esse descaso para com os colaboradores são os principais motivos de desentendimentos nas organizações, ainda falta muito mas com informações desta natureza é possível transformar as relações entre empresa colaborador ou então os colaboradores podem conhecer e identificar quando uma empresa não esta nem aí para ele.

    ResponderExcluir
  2. É. De fato não adianta investir na produção, na embalagem, na mídia ou na qualidade do produto como um todo se não houver a procupação com quem vai lidar com esse produto. Muitas vezes o processo todo acontece satisfatoriamente, e no momento da entrega do produto o pior acontece: entregador chega mal humorado, deixa algo fora do lugar na casa do cliente, chega sujo e amarrotado e por aí vai... Muito bom o tema apresentado.

    ResponderExcluir
  3. bruna.olive@globo.com12 de junho de 2011 às 11:45

    Gostei muito deste texto!
    Concordo com a visão do autor não adianta nada todo trabalho acerca de como estruturar um processo de atendimento ao público se nas hora de finalizar o tratamento dado ao mesmo é dos piores, colaboradores sem incentivos, treinamentos e demais ações que os aproximam da empresa podem colocar a perder todo e qualquer esforço de conquistar e manter os clientes fiéis e satisfeito. Abram os olhos os colaboradores também são parte importante no negócio.

    ResponderExcluir

A sua participação contribui para o aprimoramento destes textos, muito obrigado!