6/30/2011
Recebimento de Materiais
A função básica do recebimento de materiais é assegurar que o produto entregue esteja em conformidade com as especificações constantes no Pedido de Compra.
6/18/2011
As Novas leis da Agência Nacional do Petróleo-ANP
Foram criadas pela ANP portarias que regram o mecanismo de coleta de óleos lubrificantes usados, cujos conteúdos objetivam reforçar o cumprimento da Resolução 9/1993 instituída pelo CONAMA.
Esta resolução considera que a reciclagem do óleo lubrificante usado ou contaminado é instrumento prioritário para a gestão ambiental. Assim, todo o óleo lubrificante usado ou contaminado deve obrigatoriamente ser recolhido e ter destinação adequada, de forma a não afetar negativamente o ambiente, sendo proibidos quaisquer descartes em solos, águas subterrâneas, no mar e em sistemas de esgoto ou evacuação de águas residuais.
As portarias registradas sob os números 125, 126, 127 e 128/99 ditam normas para o gerenciamento do recolhimento, coleta e destinação final dos óleos lubrificantes usados. Segundo as novas portarias, os produtores e os importadores de óleos lubrificantes acabados são responsáveis pela coleta e destinação final do óleo lubrificante usado ou contaminado, proporcionalmente ao volume de óleo acabado que comercializam, podendo, para tanto, contratar empresas coletoras credenciadas e especializadas para esse serviço.
Fonte: Meio Ambiente Industrial
6/07/2011
Os benefícios dos treinamentos corporativos
Com a alta competitividade que se observa entre as empresas do mundo inteiro, qualquer fator que possa influenciar no poder de decisão dos clientes é extremamente importante.
E, quem será que pode contribuir efetivamente para esse momento de decisão do cliente?
Resposta fácil: Os seus funcionários.
São eles que estão "face by face" com o cliente. Depende deles a imagem que o cliente terá da sua empresa e da satisfação, ou não, com o atendimento prestado por ela. Portanto, não há nada mais inteligente do que manter a sua equipe treinada e motivada para atender o seu público de forma a superar as expectativas dele e, dessa forma, encantá-lo.
Uma equipe treinada corretamente é responsável por muitos "negócios fechados" para a sua organização, pois além dos benefícios a que os treinamentos se propõem, eles causam um grau de satisfação nos colaboradores que é imensurável.
Quando uma empresa proporciona ao seu funcionário um treinamento ela mostra que, além de estar "antenada" com o mercado, aquele colaborador, de alguma forma, é importante para ela. E está dando a ele a oportunidade de crescer profissionalmente. Esta simples ação, faz com que este funcionário sinta-se bastante motivado e valorizado como profissional, aumentando as chances do seu atendimento ser excepcional e o seu empenho e produtividade aumentarem significativamente.
Os benefícios não param por aí. Esses treinamentos também entram na balança quando um colaborador da sua empresa é seduzido por uma proposta do concorrente. Além de avaliar salário, cargo e horários, os funcionários avaliam as oportunidades de crescimento profissional que terão neste novo emprego, avaliam o clima organizacional em que irá trabalhar.
Outro fator importante a ser observado é que o cliente muda, as necessidades mudam, o mercado muda e, portanto, nossas atitudes também tem que mudar. De nada adiantar proporcionarmos um treinamento para a nossa equipe e achar que isso vale até o fim do contrato de trabalho. É necessário reciclar esses funcionários periodicamente para que acompanhem as mudanças do mercado.
Um dos maiores desafios do século XXI é reter talentos. E você, gosta de desafios?
Texto cedido por: Bruno Castro
Empresário. Sócio e diretor comercial da Investplan Soluções em Crédito, que atua no setor de crédito imobiliário, consignado e consórcios.
É graduando em Administração de Empresas na Faculdade da Cidade do Salvador, com extensão em "Gestão de Pessoas" e "Gestão Estratégica & Negociação" pela Faculdade Estácio/FIB.
Realiza consultoria, ministra palestras e treinamentos em parceria com os Administradores Rayme Soares e Dilson Modesto para empresas privadas e diversas IES.
6/01/2011
Livro: Logística Reversa - em busca do equilíbrio econômico e ambiental
É com muita satisfação que informo que meu livro: Logística Reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental, já está disponível para compra no site:http://www.clubedeautores.com.br/book/44969--logistica_Reversa
A motivação para escrever este livro surgiu das minhas pesquisas e vivência profissional na área de Logística Reversa nos últimos anos.
Patricia Guarnieri
Doutoranda em Engenharia de Produção (UFPE)
Mestre em Engenharia de Produção (UTFPR)
Professora, pesquisadora e consultora
Editora do Blog Logística Reversa e Sustentabilidade
http://patriciaguarnieri.blogspot.com/
Doutoranda em Engenharia de Produção (UFPE)
Mestre em Engenharia de Produção (UTFPR)
Professora, pesquisadora e consultora
Editora do Blog Logística Reversa e Sustentabilidade
http://patriciaguarnieri.blogspot.com/
***"Valorize sua vida e o meio ambiente! Desperdício ZERO! Imprima somente o necessário."***
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