6/30/2011

Recebimento de Materiais

Por: Sergio Lopes de Souza Junior

A função básica do recebimento de materiais é assegurar que o produto entregue esteja em conformidade com as especificações constantes no Pedido de Compra.
Note que o fornecedor, no momento da entrega, é um cliente para o setor de recebimento da empresa compradora (por mais paradoxal que possa parecer) e, portanto, deve ser tratado com a deferência apropriada a um cliente.
Assim, procedimentos adequados na portaria da empresa, permitindo a rápida entrada dos veículos, são necessários para que o recebimento do material se processe sem prejuízo para nenhuma das partes. Esses procedimentos devem apresentar:
• comunicação eficiente entre portaria e o setor de recebimento;
• pessoal treinado para os procedimentos de entrada de fornecedores na empresa;
• redução, ao mínimo possível, da burocracia para o preenchimento de autorizações de entrada na empresa;
• capacidade de recebimento adequada ao volume de entrega de materiais pelos fornecedores, inclusive em períodos de maior demanda, evitando filas e tempo de espera que os prejudiquem sobremaneira;
• estacionamento adequado para os veículos que estão aguardando a entrada no site
A liberação para o pagamento de materiais ou serviços ocorre após a conferência dos mesmos.
A conferência pode ser feita na retirada do material no fornecedor, assim como no recebimento no site.
Todos os materiais devem estar acompanhados dos documentos constantes dos pedidos de compra, que podem variar de um caso para outro. A Nota Fiscal deve acompanhar todas as entregas.
Quando o fornecedor entregar os materiais nas Unidades isso deve ser feito na área de recebimento físico/fiscal. A entrega em outras áreas poderá implicar em extravio ou atrasos indesejáveis.
Possíveis não-conformidades poderão ser:
•         especificação
•         prazo de entrega
•         quantidade
•         preço
•         impostos
•         valor do frete
•         outros itens específicos

Sergio Lopes de souza Junior

Especialista em automação de projetos de engenharia.Administrador de CAD/CAE Administrador de Sistemas de Materiais Oracle Master Certified Consultor Técnico

6/18/2011

As Novas leis da Agência Nacional do Petróleo-ANP

Foram criadas pela ANP portarias que regram o mecanismo de coleta de óleos lubrificantes usados, cujos conteúdos objetivam reforçar o cumprimento da Resolução 9/1993 instituída pelo CONAMA.
Esta resolução considera que a reciclagem do óleo lubrificante usado ou contaminado é instrumento prioritário para a gestão ambiental. Assim, todo o óleo lubrificante usado ou contaminado deve obrigatoriamente ser recolhido e ter destinação adequada, de forma a não afetar negativamente o ambiente, sendo proibidos quaisquer descartes em solos, águas subterrâneas, no mar e em sistemas de esgoto ou evacuação de águas residuais.
As portarias registradas sob os números 125, 126, 127 e 128/99 ditam normas para o gerenciamento do recolhimento, coleta e destinação final dos óleos lubrificantes usados. Segundo as novas portarias, os produtores e os importadores de óleos lubrificantes acabados são responsáveis pela coleta e destinação final do óleo lubrificante usado ou contaminado, proporcionalmente ao volume de óleo acabado que comercializam, podendo, para tanto, contratar empresas coletoras credenciadas e especializadas para esse serviço.

Fonte: Meio Ambiente Industrial

6/07/2011

Os benefícios dos treinamentos corporativos

Com a alta competitividade que se observa entre as empresas do mundo inteiro, qualquer fator que possa influenciar no poder de decisão dos clientes é extremamente importante.
E, quem será que pode contribuir efetivamente para esse momento de decisão do cliente?
Resposta fácil: Os seus funcionários.
São eles que estão "face by face" com o cliente. Depende deles a imagem que o cliente terá da sua empresa e da satisfação, ou não, com o atendimento prestado por ela. Portanto, não há nada mais inteligente do que manter a sua equipe treinada e motivada para atender o seu público de forma a superar as expectativas dele e, dessa forma, encantá-lo.
Uma equipe treinada corretamente é responsável por muitos "negócios fechados" para a sua organização, pois além dos benefícios a que os treinamentos se propõem, eles causam um grau de satisfação nos colaboradores que é imensurável.
Quando uma empresa proporciona ao seu funcionário um treinamento ela mostra que, além de estar "antenada" com o mercado, aquele colaborador, de alguma forma, é importante para ela. E está dando a ele a oportunidade de crescer profissionalmente. Esta simples ação, faz com que este funcionário sinta-se bastante motivado e valorizado como profissional, aumentando as chances do seu atendimento ser excepcional e o seu empenho e produtividade aumentarem significativamente.
Os benefícios não param por aí. Esses treinamentos também entram na balança quando um colaborador da sua empresa é seduzido por uma proposta do concorrente. Além de avaliar salário, cargo e horários, os funcionários avaliam as oportunidades de crescimento profissional que terão neste novo emprego, avaliam o clima organizacional em que irá trabalhar.
Outro fator importante a ser observado é que o cliente muda, as necessidades mudam, o mercado muda e, portanto, nossas atitudes também tem que mudar. De nada adiantar proporcionarmos um treinamento para a nossa equipe e achar que isso vale até o fim do contrato de trabalho. É necessário reciclar esses funcionários periodicamente para que acompanhem as mudanças do mercado.
Um dos maiores desafios do século XXI é reter talentos. E você, gosta de desafios?
Texto cedido por: Bruno Castro
Empresário. Sócio e diretor comercial da Investplan Soluções em Crédito, que atua no setor de crédito imobiliário, consignado e consórcios.
É graduando em Administração de Empresas na Faculdade da Cidade do Salvador, com extensão em "Gestão de Pessoas" e "Gestão Estratégica & Negociação" pela Faculdade Estácio/FIB.
Realiza consultoria, ministra palestras e treinamentos em parceria com os Administradores Rayme Soares e Dilson Modesto para empresas privadas e diversas IES.

6/01/2011

Livro: Logística Reversa - em busca do equilíbrio econômico e ambiental

É com muita satisfação que informo que meu livro: Logística Reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental, já está disponível para compra no site:http://www.clubedeautores.com.br/book/44969--logistica_Reversa

A motivação para escrever este livro surgiu das minhas pesquisas e vivência profissional na área de Logística Reversa nos últimos anos.


Patricia Guarnieri
Doutoranda em Engenharia de Produção (UFPE)
Mestre em Engenharia de Produção (UTFPR)
Professora, pesquisadora e consultora
Editora do Blog Logística Reversa e Sustentabilidade
http://patriciaguarnieri.blogspot.com/


***"Valorize sua vida e o meio ambiente! Desperdício ZERO! Imprima somente o necessário."***